2012/04/15

Um país chamado Japão

O Japão é um país insular situado no extremo oeste do continente Euro-asiático, com uma extensão de cerca de 3 000 Km de norte a sul.
Administrativamente está dividido em 47 "to-do-fu-ken", sendo "to" o distrito metropolitano, "do" o distrito, "fu" os concelhos e "ken" as províncias.
Geograficamente é formado por quatro grandes ilhas principais que têm o nome de Hokkaido, Honshu, Shikokue Kyushu e por cerca de 6 800 ilhas menores.
O Japão é também um país cheio de vulcões e os terramotos que acompanham as atividades vulcânicas são muito frequentes. Por vezes ocorrem desastres que causam grande número de vítimas, como o sismo, seguido de tsunami de 11 de Março de 2011.
Setenta por cento da superfície do território é formado por regiões montanhosas, a maior das quais cobertas de florestas e bosques. Nas planícies desenvolve-se tradicionalmente a agricultura , principalmente o cultivo do arroz. A grande maioria da população habita nas planícies , principalmente no litoral do Pacífico, onde se concentram as atividades industriais. A maior planície do território japonês chama-se Kanto Heiya(Planície Kanto). onde fica situada a capital Tokio. Um entre cada dez japoneses reside nesta grande cidade, que é uma das maiores do mundo.
Devido à caraterística geográfica do seu território, comprida no sentido norte -sul, possuindo uma cordilheira que atravessa o Japão como uma coluna vertebral, clima ameno e percorrido por correntes marítimas frias e quentes, este país é privilegiado pela natureza, com uma fauna e flora ricas e variadas. Assim, enquanto no norte, em Hokkaido, podemos encontrar leões marinhos que chegam transportados pelos gelos errantes do mar de Okhotsk (norte de Hokkaido, no extremo meridional, em Okinawa, podemos ver cobras venenosas Habu, típicas de regiões tropicais.
O Japão é um país pobre em recursos naturais subterrâneos como o petróleo e o gás natural. As matérias primas necessárias para os produtos industrializados são importadas praticamente na sua totalidade. O Japão utiliza a sua tecnologia para transformar essas matérias primas em produtos destinados a exportação para todo o mundo. Automóveis, eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos japoneses ocupam uma grande fatia do mercado mundial desses produtos.
Apeaar da pesca ser intensa, este país é um grande importador de peixe.


Fontes: Japão: uma enciclopédia para jovens, Ed. Pedro Canavarro
http://web-japan.org/factsheet/en/pdf/e01_geography.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário